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Our/Vodka - Uma marca global com raízes locais.

Think global, act local. Diferentes cidades, diferentes vodkas a mesma família. Esta é a génese da Our/Vodka. Tudo começo no ano de 2011 quando Åsa teve a ideia de criar uma marca global mas com raízes locais. Kalle, Mattias, Ted, Ola e Mårten, que trabalhavam na agência Sueca Great Works, também ficaram entusiasmados e juntos começaram a trabalhar na ideia que rapidamente se tornou na Our/Vodka.


Tratado como uma operação secreta sobre a alçada da Pernod Ricard, os primeiros dois anos de projeto foram feitos em casa e nas horas vagas de cada um, até que o projeto piloto foi aprovado em Berlim. Durante esses dois anos, Vincent, da Pernod Ricard Research Center em Paris juntou-se à equipa e desenvolveu o projeto da destilaria necessária. Entusiasmados com a realização do sonho, o passo seguinte foi irem para Berlim e procurarem um local e uma família adotiva para o seu recém nascido Our/Berlim. Três anos e 33 viagens a Berlim depois de tudo ter começado, finalmente abriu a primeira micro-destilaria e a Pauline e o Jon tornaram-se assim os primeiros parceiros do projeto. Desde então a equipa tem trabalhado numa lista de cidades, a equipa tem crescido e a Our/Vodka tem-se tornado cada vez mais numa marca global.


Mas como surgem as novas micro-destilarias? Não pensem que são apenas pessoas entendidas na matéria que começam a destilar, muito pelo contrário, a maioria das equipas é compostas por pessoas de áreas tão distintas como jornalismo ao design e arquitetura. Com uma receita base igual em todas as destilarias Our, o que difere vodka para vodka é o produto local usado. Há quem destile trigo, e há quem destile milho. Há quem use só ingredientes orgânicos (Los Angels) e há quem use um misto de ingredientes. Há equipas pequenas e há equipas compostas unicamente por mulheres (Detroit), que desde a plantação do milho (neste caso) até ao engarrafamento do liquido, são só mulheres a interagir com todo o processo. Todas as micro-destilarias estão nos centros e zonas urbanas das cidades e não nas periferias como é habitual, dai também ser tão difícil encontrar os espaços desejados.


Presentes nas cidades Europeias de Berlim, Amesterdão e Londres e nas cidades Americanas de Detroit, Houston e Los Angels (Miami e Nova Iorque estão para breve), todas as vodkas são engarrafada em garrafas de 350ml, sobre o conceito de partilha entre amigos. De um modo geral a ideia é abrir uma garrafa e consumir a mesma de uma só vez entre amigos. Recentemente e abrindo os horizontes ao mundo da cocktelaria, as equipas Our desenvolveram infusões que podem ser feitas em todas as vodkas. Infusões essas que funcionam como se de um chá se tratasse e que variam entre o amadeirado e o citrico, levantando as notas e os finais de boca das vodkas a um nível bastante superior ao habitual. 


Há venda online no site oficial de cada micro-destilaria e em cada cidade que a produz, a Our/Vodka chega finalmente a Portugal pela mão da Wine Time, onde se encontra à venda no site online e também (para já) no aeroporto de Lisboa. O valor ronda os 20€ por garrafa, mas vale cada cêntimo nelas investidos. Hajam mais projetos assim.