Pages

Nespresso Gourmet Weeks

É motivo para sair um pouco de casa, é uma desculpa para estarmos com os amigos, é o momento de ignição para muitos relacionamentos, o café deve ser das poucas bebidas que é desfrutada pelos seus apreciadores como um momento de pausa e satisfação. A Nespresso volta a levar o café mais longe e pelo terceiro ano consecutivo apresenta as Nespresso Gourmet Weeks, que como sempre trazem novidades.



Depois de no ano passado ter desafiado oito dos mais conceituados Chefs em Portugal a olharem para o café com outros olhos e a criarem menus exclusivos em que o café é a estrela de toda a refeição, este ano a Nespresso volta a fazê-lo, mas alarga as suas fronteiras e pela primeira vez viaja até à Madeira, sendo que Lisboa, Porto e Algarve continuam a ser paragem obrigatória. Ricardo Costa, Rui Paula, Vítor Matos, Pedro Lemos, João Rodrigues, Henrique Leis, Luís Pestana e Henrique Sá Pessoa são os Chefs anfitriões da 3ª Edição Nespresso Gourmet Weeks. Mas estes Chefs não estarão sozinhos e vão receber nas suas cozinhas outros Chefs convidados para, a quatro ou mais mãos, criarem um jantar exclusivo em que o café é a fonte de inspiração de toda a refeição.


Serão oito experiências inesquecíveis que mostrarão a versatilidade do café na cozinha. O Chef anfitrião recebe no seu restaurante o Chef convidado e o resultado promete elevar a experiência de degustação a um nível de excelência. O menu criado pelos dois Chefs incluirá pelo menos aperitivo, entrada, dois pratos principais (carne e peixe) e sobremesa. A iniciativa é aberta ao público e o valor do menu é definido por cada restaurante. Este ano, além dos Chefs, os Sommeliers também terão um papel fundamental ao selecionarem os vinhos mais indicados para degustar os diferentes pratos. 


O primeiro jantar acontece já no dia 19 de abril, no The Yeatman pelas mãos do Chef Ricardo Costa e pelo Chef Benoit Sinthon, do restaurante Il Gallo d’ Oro na Madeira, com duas estrelas Michelin. No dia seguinte, a 20 de abril, o Chef Rui Paula recebe na Casa de Chá da Boa Nova o seu amigo Chef Miguel Rocha Vieira, da Fortaleza do Guincho, também ele com uma Estrela Michelin. No dia 28 de abril, o anfitrião é o Chef Vitor Matos do Restaurante Antiqvvm e contará com a colaboração de Filipe Pinheiro (sub-chefe do Hotel de Ville de Crissier 3 Estrela Michelin). O Chef Pedro Lemos regressa à Nespresso Gourmet Weeks como Chef anfitrião no dia 4 de maio, onde receberá o Chef Pedro Nunes (Restaurante S. Gião). O Chef João Rodrigues, do Restaurante Feitoria, volta a marcar presença na iniciativa, pelo terceiro ano consecutivo, no dia 8 de maio, contando com os Chefs Michel van der Kroft, Henrique Sá Pessoa e Miguel Rocha Vieira como convidados, naquele que será uma orgia gastronómica não a 4, mas a 8 mãos. "A ideia é juntar uns amigos e fazer umas coisas diferentes e divertidas" afirmou o Chef. A 11 de maio a Nespresso Gourmet Weeks ruma ao sul com o Chef Henrique Leis a receber o Chef Miguel Gomes. No dia 13 de maio há quem esteja em Fátima a ver o Papa, e há quem vá até à Madeira, onde o Chef Luís Pestana, do William, vai receber o Chef Pedro Lemos, naquele que será o primeiro jantar deste evento fora do Continente. Por fim, o Alma do Chef Henrique Sá Pessoa, encerra esta edição Nespresso Gourmet Weeks e convida o Chef Graham Hornigold. 


Para esta edição a inspiração foi extraída de dois Grands Crus da gama profissional, provenientes de regiões inexploradas do Nepal e Tanzânia. O Exclusive Selection Nepal Lamjung e Exclusive Selection Kilimanjaro Peaberry são assim os anfitriões chave destas experiências gastronómicas, contudo os Chefs também vão buscar a sua inspiração noutros Grands Crus da marca. 


Vão perder?