Pages

Flores do Bairro - Uma "ode" à Portugalidade

Situado no Bairro Alto Hotel, o Restaurante Flores do Bairro serve Portugal à mesa. Numa carta maioritariamente portuguesa e à base de produtos nacionais, mas sempre com o rigor assim exigido na gastronomia de hotel, o Chef Bruno Rocha desafiou alguns gastrónomos de renome para que estes colaborassem na derradeira carta antes da remodelação do espaço.


Uma cozinha pequena, comandada por um grande Chef. Este ainda é o atual panorama da cozinha do Restaurante Flores do Bairro, mas que em breve deixará de ser. Sujeito a obras de remodelação e expansão, o Hotel do Bairro Alto também fará um upgrade ao seu restaurante, mas isso fica para outra altura. Nesta derradeira carta, o Chef Bruno Rocha manteve “a matriz que nos tem caracterizado, com base numa cozinha descontraída e de partilha selecionámos receituário que, de alguma forma, tem desaparecido das nossas mesas. Um trabalho de pesquisa, realizado com o forte contributo de alguns dos melhores gastrónomos portugueses”.


Surgem assim novos sabores, mas mantém-se a aposta nos pratos com forte ligação gastronómica a Lisboa e aos melhores produtos nacionais, destacando-se os rissóis de peixe com arroz de tomate que não apetece parar de comer, os filetes de linguado com camarão, onde dois nobres pescados se apresentam lado a lado num prato que tem tudo para ser tornar um clássico, o arroz de vitela com grão-de-bico negro, ideal para aqueles dias em que um refeição de conforto vinha mesmo a calhar bem, a vitela com ananás dos Açores e wasabi, um prato improvável onde a língua de vitela é cozinhada durante horas e harmonizada com a doçura do ananás e o spicy do wasabi, e o lombo de borrego com cenoura algarvia, onde o melhor borrego é acompanhado pelas mais doces e suculentas cenouras. Na carta continua a ser possível combinar os pratos de carnes e peixes como o malandrinho de tomate, o Carolino de Berbigão ou o esparregado, entre outros, aumentando assim as possibilidades de partilha.


Para os mais gulosos o Chef Bruno foi generoso e renovou as sobremesas na totalidade. Lima, limão e gin tónico, tarte de chocolate com gelado de natas azedas e granola de amêndoa e os morangos com manjericão, framboesas e vinagre, são o final ideal para as refeições que respiram o produto nacional, da primeira à ultima garfada.


O Restaurante Flores do Bairro está aberto diariamente das 13h00 às 15h00 e das 19h30 às 23h00. O valor médio por pessoa ronda os 30€ e é necessário fazer a reserva para o 213 408 288 ou flores@bairroaltohotel.com. O atendimento é cordial mas descontraído, o ambiente é acolhedor e  possui estacionamento e serviço de valet parking gratuito, ao almoço e jantar.