Pages

Do Esporão para o LOCO

Mais um mês, mais um par de mão que se junta a Alexandre Silva em mais um dos jantares que têm deixado Lisboa de boca aberta. Mas não são só as mãos, com elas vêm também o talento de um jovem chef que anda a fazer as delícias de todos aqueles que se deslocam até à Herdade do Esporão para fazer uma refeição.


É já no próximo dia 19 que o restaurante LOCO recebe o talentoso Chef Pedro Pena Bastos na sua cozinha. Depois de, nos últimos meses, ter recebido Atsushi Tanaka, Daniel Burns, JP McMahon e mais recentemente Diego Guerrero no seu restaurante, Alexandre Silva, que conquistou uma estrela Michelin pelo trabalho desenvolvido no LOCO, partilha que "esta iniciativa tem sido muito positiva, de alguma forma todos os chefs deixaram cá sua marca e também levaram algo nosso". Pela primeira vez recebe um chef português para o acompanhar, pois se até agora tem corrido tudo bem, entre amigos, corre ainda melhor. "O Pedro está a fazer um trabalho incrível e muito gratificante, que merece ser reconhecido", confessa o chef, que desta vez terá ao seu lado alguém que conhece bem: "somos amigos, e é sempre bom trazer os amigos para a cozinha". No entanto, do abrangente leque de possibilidades de cozinheiros (muitos deles também amigos) portugueses que poderia ter escolhido, Alexandre decidiu convidar Pena Bastos, o único português a ocupar a bancada do restaurante nos Jantares a 4 Mãos. "Esta é uma forma de lhe agradecermos o trabalho espantoso que tem feito pela gastronomia portuguesa, de recompensarmos o empenho dele e de lhe darmos mais palco e divulgação".



Pedro é natural do Porto e tem origens Ribatejanas, mas desde 2014 que assentou no Alentejo, e o Restaurante Esporão passou a ser a sua casa. Com apenas 26 anos, estudou na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e passou por restaurantes como Feitoria, Belcanto, The Idbury, Geranium, entre outros. Em 2017, foi considerado o Chef Revelação do ano pelo blog Mesa Marcada. O trabalho que faz no momento, inspirado na gastronomia portuguesa, nas origens ancestrais e na sustentabilidade, com proximidade aos pequenos produtores alentejanos e aos animais e legumes criados na herdade, tem contribuído muito para toda a atenção que tem recebido.



Quanto ao que irão cozinhar, está tudo em aberto. Será que Pedro irá trazer do Alentejo algum ingrediente especial, dos produtores que lhe são tão próximos? Quais serão os desafios de Alexandre Silva para o seu quinto convidado? Haverá muita portugalidade à mesa? "Tudo pode acontecer", deixa escapar Alexandre, convidando todos os que quiserem testemunhar este encontro a reservarem o seu lugar através do 213 951 861 ou por aqui. O jantar tem o valor de 150€, com bebidas incluídas, e será um momento imperdível: não é todos os dias que se tem a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho de dois dos mais reconhecidos protagonistas da Nova Cozinha Portuguesa.