Pages

Conversas de Bar - World Class 2017

Num Hotel de 5 estrelas, um barman de 5 estrelas. É no maravilhoso Conrad Algarve que Nelson de Matos, Algarvio de gema com 33 anos é o Head Bartender do Gusto By Heinz Beck. Apesar de novo, Nelson já é um barman bastante experiente, andando neste mundo da mixologia desde os 18 anos. 



Ainda guarda, como uma espécie de talismã, o shaker de onde saiu a sua primeira criação, no verão de 98. Autodidata, estudioso incansável da arte do bar, para Nelson é no contacto próximo com os clientes que o bartender mais se realiza, “criatividade, hospitalidade, humildade e algum arrojo” são características essenciais para o sucesso de um profissional do bar. “Ter a capacidade de transformar momentos em memórias, através da experiência no bar”, essa, é a sua missão. Rapaz humilde e de pés bem assentes na terra, foi um dos seis finalistas do World Class Portugal 2017 e foi lá que tivemos a oportunidade de o conhecer.

- Olá Nelson, antes de mais o nosso obrigado pela tua disponibilidade. Queríamos começar por perguntar onde surgiu a ideia de participares na competição da World Class? 

NdM - A World Class é a prova mais prestigiada do universo do Bar. Sou extremamente apaixonado pela minha profissão e esta prova é a ideal para sermos nós próprios e expormos as nossas ideias e inovações para o mundo. Sempre carregando a minha bandeira que é Portugal e os Portugueses nas minhas inspirações.

- Fazer cocktails para um menu ou cocktails de autor para uma competição não é o mesmo processo. Para ti em que é que se diferenciam e em que consiste cada uma das criações? 

NdM - Na realidade para mim a diferença é mínima. Quando desenho os meus cocktails a busca pela perfeição e por criar experiências únicas estão sempre presentes nos meus conceitos. Para as competições é onde apresento todo o meu “arrojo” e inovação em primeira mão para a o mundo.

- Como consegues transpor as tuas ideias e conceitos para o copo?

NdM - O foco passa por ter um tema base, ser inovador, diferenciador, muita pesquisa, muito estudo e ter identidade própria.



- Sabemos que em competição tudo tem o seu élan, conceito e história. Posto isto, como começou o processo de criação do “Glorious Preeminence” ?

NdM - Tudo começou com “Os Lusíadas”, especialmente no Canto 9. Muito ao estilo desta obra prima literária, o conceito foi criar um banquete de sabores e emoções tudo com uma vertente High Tech. Isto combinando talentos de algumas pessoas à minha volta, na busca por criar algo que glorificasse o cocktail e acima de tudo a experiência de quem o prova. O resultado foi a criação de um dispositivo tecnológico que envolve todos os sentidos (tudo completamente criado e construído em casa).

- Qual a história ou a mensagem por trás do mesmo?

NdM - A mensagem é que a união, a paixão e não ter medo de arriscar pode levar-nos a algo grandioso e diferenciador, tal como os nossos marinheiros na “Era dos Descobrimentos”.

- Sem ser o Johnnie Walker Gold Label Reserve e não querendo desvendar nenhum segredo, qual o ingrediente chave que o torna único?

NdM - É sem duvida a paixão. Eu ligo-me emocionalmente a todas as minha criações, e é isso que tem o poder de criar um cocktail único e inovador.



- Qual a tua motivação para participares neste desafio da “World Class”?, já participaste noutros desafios? Como tem sido o teu percurso de barman e como é que este influencia as tuas criações.

NdM - Sou um Bartender muito ambicioso, o World Class é sem duvida a competição com que mais me identifico, pois é a única que dá liberdade total ao bartender  de ser ele próprio. A World Class é a maior e mais respeitável competição de cocktails. É um verdadeiro teste à habilidade, criatividade e conhecimento do bartender. Em todas as etapas da competição, somos testados e desafiados a fazer cocktails de classe mundial, fazemos também grandes contatos e enfrentamos desafios incríveis que levam os nervos ao limite. É isso que me motiva e claro realizar o sonho de um dia poder entrar no top mundial. Sim, já participei em outras competições, tais como Barman Do Ano, Elit Art Of Martini e Tahona Society. Considero que tenho um percurso muito positivo sempre com base no profissionalismo e humildade, a minha passagem por Londres veio também mudar muita coisa. Sou um grande apaixonado pela historia e identidade portuguesa. É também importante dizer que o meu grande pilar é a minha esposa. É isso que inspira.

- Para terminar onde é que podemos provar esta e outras criações da tua autoria?

NdM - Sempre disponível para vos acolher a todos no Gusto By Heinz Beck no Conrad Algarve.