Pages

Sandes para trincar até não haver mais.

Haverá algo mais prático de comer do que duas fatias de pão a envolver nobres e selecionados ingredientes? Falamos certamente de sandes, ou sanduíches, conforme entenderem. 



Este acepipe da cozinha mundial é algo bem mais complexo do que julgamos. Fazer a sandes perfeita pode levar anos de treinos e de práticas. Partilhamos convosco aquelas que consideramos as melhores sandes da cidade, sejam elas em pão, bolo do caco, bao, ou outra coisa qualquer que possamos rechear com o que nos der na gana.



É no Cais do Sodré que se encontra uma das sandes que mais gostamos. Bolo do caco, carne lentamente cozinhada que se desfaz a cada dentada, o molho envolvente e os legumes fazem da Sanduíche de Vitelão com Molho Barbecue e Legumes Crocantes, servida na Sala de Corte um momento de gula que só apetece repetir todos os dias.



Keep it simple, keep it tasty. É das cozinha d’ A Cevicheria, ou mais recentemente d’ O Surf & Turf que sai a Mini Sandes de Barriga de Porco & Camarão. A terra e o mar envolvem-se dentro de um pão de batata doce, onde a barriga de porco confitada, está lado a lado com um bife de camarão. As ervas aromáticas dão uma frescura extra a esta sandes que apenas peca por ser mini, mas que vale cada dentada.



É em Campo de Ourique, num dos bairros mais pacatos e apetecíveis da nossa Lisboa que se encontram dois espécimes que só de falar deles nos fazem babar. Cachaço de porco lentamente cozinhado durante doze horas e seguidamente desfiado, acompanhado por pickles, maionese e alface iceberg, compõem a Sandes de Cachaço; pernil de porco bisaro fumado e queijo da ilha, são os ingredientes da Sandes Pernil de Porco Bisaro Fumado. Onde encontrá-las? No Pigmeu, pois claro.



No LOB Lobster & Secrets, comem-se sandes de lavagante. Mas se pensam que pegar em tão nobre ingrediente e usar o mesmo entre duas fatias de pão é um desperdício, estão completamente enganados. Para começar é servido num cacete bastante crocante, depois o lavagante devidamente desfiado vem envolvido numa manteiga de corais para acentuar o seu bom sabor. Para terminar o cebolinho e o limão unem todos os ingredientes dando-lhes frescura. Simplesmente divinal.



Um prego não tem grande ciência, é um bom bife dentro de uma carcaça e pronto. Agora um bom prego já tem que se lhe diga, principalmente se este for de atum. No Pesqueiro 25 Lisboa, a já famosa marisqueira da Rua Cor de Rosa (Cais do Sodré), come-se sem exagerar o melhor prego de atum da cidade. Bolo do caco, bife de atum cozinhado no ponto e flor de sal. Onde está a ciência? Na qualidade sem dúvida nenhuma.



E com três simples ingredientes se faz um dos petiscos mais gulosos do Sudeste Asiático. Barriga de Porco lentamente cozinhada, coentros e molho. Falamos dos gua baos, os pãozinhos cozidos ao vapor e que se devoram em apenas duas dentadas. O de barriga de porco é sem dúvida um clássico e podem ser comidos no Boa Bao na baixa de Lisboa, ou no Bao Lisboa, nas Amoreiras. Mas cuidado, são altamente viciantes...