Pages

Kimya - Um laboratório experimental

Química é a ciência experimental que estuda a composição, estrutura e propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e a sua relação com a energia. Kimya: o laboratório gastronómico onde a química acontece.



Abriu recentemente em Cascais um gastro-bar que já dá que falar. O Kimya é um laboratório onde a arte da mixologia foi elevada a um nível superior. É a química perfeita entre cocktais de assinatura e uma explosão de paladares que nos oferecem uma harmonização única. Pegar nos clássicos e torná-los numa lenda é a missão de quem se encontra atrás do bar. Experiência atrás de experiência, até atingir o apogeu da perfeição e transmitir ao consumidor uma sensação única de beber algo completamente fora dos padrões normais, mas que garantidamente não vão desiludir.



Espaço cosmopolita e sofisticado, de cozinha aberta e de bar extenso. Uma simbiose perfeitamente bem estudada e uma carta que flui por si só. Não é difícil escolher pois tanto a comida como a bebida, sugerem o pairing perfeito. Claro está que o consumidor tem sempre a escolha final e pode fazê-la livremente. Tanto no bar como na cozinha, os ingredientes servem como reagentes para provocar uma explosão de sabores e efeitos visuais únicos. Já imaginou uma versão química da tradicional Margarita, onde sobressai o fumo e o paladar picante? O E=MC2 é o cocktail de assinatura que irá despoletar uma reação que não vai deixar ninguém indiferente. O Nordic Summer Jasmin servido com caviar de romã suspenso, que lhe confere uma explosão de sabor frutado ou ainda o DIY, que desafia o consumidor a temperar o seu próprio cocktail, com pedaços de laranja e noz amarga, servidas sobre Gin, Campari e P.X. Sherry, em cama de gelo seco. Para sabores mais familiares, o Clean Mary transforma um Bloody Mary num cocktail visualmente transparente, tal facto deve-se ao uso de água de tomate extraída do mesmo naturalmente, ao invés do tradicional sumo. De destacar também o Truffed Thymes, onde o Bourbon se funde com Whisky de centeio, xarope de tomilho e óleo de trufa, bem ao estilo de um old fashioned.



Quanto à comida, seja à carta ou em degustação, o conceito é simples: experimentar e partilhar. Claro que para ficarmos elucidados de todo o seu potencial optámos pelos menus "experimentais". O "Lei de Lavoisier" que inclui: Tomate falso, Ceviche de Salmão, Camarão Braseado, Kimya Burgers e ainda as Vitaminas Frescas; e o menu "Relatividade Especial2, o mais completo, onde poderá experimentar a Esferificação de Azeitona, o Gaspacho de Frutos Vermelhos, Biqueirão Avinagrado, um Corneto de Camarão, Tataki de Atum, Frango à Brás, Borrego Corado e como sobremesa um Cheesecake de Abacate. 



Situado no Sheraton Cascais Resort, na Quinta da Marinha em Cascais, o Kimya está aberto diariamente das 18h às 02h, sendo que a cozinha encerra às 23h. De inverno o horário será adaptado, mas até lá é desfrutar destas noites de verão e ir beber um copo, ou até mesmo fazer uma refeição diferente num local que vale a pena conhecer.