Pages

Conversas sem Filtro - Um Gentleman Português

O João Jacinto Freitas Ferreira é consultor de comunicação, e a cara por detrás do Gentleman's Journal. Antes de se dedicar ao seu site, trabalhou em projetos culturais e integrou várias equipas em agências de comunicação na vertente da Moda, até chegar à Global Press. Trabalhou também como relações públicas no restaurante Bica do Sapato, como comentador no programa passadeira vermelha da SIC Caras, e é presença assídua nas relações públicas da Moda Lisboa. Atualmente dedica-se de corpo e alma ao seu blogue que já vai a caminho do terceiro ano de vida, mas que tem tido um crescimento saudável e natural, apresentando diariamente artigos de conteúdo masculino, esclarecedores e bastante atuais.



- Olá João, antes de mais o nosso obrigado pela tua disponibilidade. Queríamos começar por perguntar o que te levou da Teologia até à comunicação? 

JJFF - Agora olhando para trás parece um caminho natural, que claro acarretou consigo uma mudança de vida. Dou graças a Deus pela vivência que me deu uma grande experiência de humanidade e de perdão, características que faltam a um mundo profissional como o nosso. No meio eclesial e teológico, tive muitos exemplos de mulheres e homens com um grande arcaboiço humano e compassivo. Para além da carga intelectual e de conhecimentos que me permitem ter uma leitura da realidade com maior perspectiva. Ao nível humano, histórico e de olhar mais à frente. Por fim, teologia é uma forma de comunicação embora de valores mais elevados mas sim comunicamos... algo que nós, mulheres e homens, temos como característica própria. Tive a graça de ter um mentor no mundo da comunicação e assessoria de imprensa que sabia o que eram valores éticos e exigência na escrita, o Ricardo Belo de Morais. Um gentleman na minha vida.

- Sempre te vimos como um pessoa comunicativa. Foste RP na Bica do Sapato, comentador no programa Passadeira Vermelha da SIC Caras, e és presença assídua nas relações públicas da ModaLisboa. O que mais gostas ou gostaste de fazer?

JJFF - Tudo o que seja encetar relações pessoais é algo que me entusiasma; ser a cara de algo tão importante como a Modalisboa é algo que é entusiasmante, comecei na recepção com a imprensa e mais tarde passei a RP (tremo em usar esta palavra pois está tão estragada e associada a meninas louras com pouca cabeça e sapatos de saltos altíssimos e unhas de gel). O conceito de RP ou PR vai além de ser uma cara bonita (um dos males do nosso tempo, basta uma cara bonita) é saber o que se está a representar e dar o litro por ele ou ela. RP para mim é dar um rosto humano à instituições, empresas e eventos. Não é enganar, nem resolver só problemas e tapar problemas que existem. Adorei a experiência na TV e muitos e muitas me diziam que seria algo natural em mim e também o acho. Agora, pode ser que o tempo traga projectos desses, que Deus queira e os homens deixem... ehehe.

 - Com quanto tempo de antecedência te começam a cravar convites para a ModaLisboa?

JJFF - Hui, 3 meses antes os mais precavidos, os mais incautos no próprio dia que começa. 

- O que é mais importante ter para se ser um Gentleman? Princípios e boa educação, ou basta usar boas roupas?

JJFF - Gentleman é um conceito holistico ou seja global, começa por dentro e demonstra-se naturalmente por fora. Ser um gentleman é ser cuidadoso com todos os seus próximos, não só as senhoras como se diz. Isso é um disparate no século XXI, com as nossas ideias de igualdade de género etc tenho de ser educado, cuidadoso e simpático com todos homens e mulheres. Mais, tratar as senhora como algo delicado é dar-lhe um papel que não é verdadeiro... homens e mulheres são “delicados” ou seja necessitam de ser bem tratados porque são nossos irmãos nesta casa única que é a Terra. A consciência dessa irmandade deve orientar as nossas preocupações de acolhimento do outro, de respeito, da ecologia etc etc etc. Existirá gentleman com mau gosto por roupas? talvez mas duvido. Porque um gentleman sabe vestir-se para as ocasiões porque respeita quem o convida e o que se celebra. A desculpa do cool não pega, jamais.



- És Gentleman 24h por dia, ou quando dormes também ressonas alto?

JJFF - Adorava ser mas isso é o sonho que comanda a vida. A mim preocupa-me os princípios que regem a nossa sociedade e a nossa vida. Eu adorava ser 24h mas tenho mau feitio e perco-me um pouco. Não me assusta as falhas e os erros mas sim desistir de ser melhor....como na sociedade, quando abdicamos de certos princípios aí começa o descalabro. 

- Qual a tua opinião sobre esta onda Dandy que anda por ai?

JJFF - Quem me conhece, sabe que tenho sempre uma visão critica sobre os fenômenos e pessoas sociais nunca sobre a qualidade de cada um ou seus méritos. Os fenómenos sociais aparecem e por vezes precisam de se fundamentar, não basta vestir um fato mais elaborado para se ser dandy. Ou umas meias amarelas num fato verde ou apregoar-se que se é dandy. Os fenómenos que aparecem são sinal do reconhecimento do fenómeno mundial de que o homem está a ser alvo de mercado e que se está a melhorar nos cuidados e na moda. Podemos ver a quantidade de revistas de menswear que aparecem nos últimos 3 ou 4 anos a nível internacional. Ao contrario de portugal, mas sim seremos sempre periféricos enquanto não mudarmos a nossa mentalidade invejosa e pequenina. Porque somos grandes na produção de moda masculina, nos sapatos etc, etc. 

- Havia um programa americano que se chamava “From G’s to Gents” que basicamente consistia em pegar em pseudo-gangsters e transformá-los em verdadeiros Gentlemans. Vias-te num programa desses a explicar aos Swagers de hoje em dia que usar as calças abaixo das nádegas é no mínimo ridículo?

JJFF - Gostava muito de dirigir um programa desses sinceramente, não para ensinar nada...não gosto de ensinar, gosto de propor. Como disse o mundo da TV entusiasma-me e segundo dizem tenho alguma capacidade.

- E por falar em Swagers, o que é o Swag para ti?

JJFF - Swag is for boys, Class is for men. De facto quando és novo tens algo que é diferente quando chegas ao estado de homem, envelhecemos e percebemos que o que fica não é a beleza externa é a classe e a dignidade como te apresentas. Um rapaz ou uma rapariga arranjam-se minimamente, enquadram-se e podem ter estilo. Um senhor ou uma senhora têm de ter classe na sua fala, nos modos e no vestir para encantar. Eu prefiro ter classe ehehe.


- Vamos às questões rápidas. Quais as peças obrigatórias num guarda roupa masculino?

JJFF - Um bom blazer azul, preto ou pelo menos discreto. Uma camisa azul clara, uns denim de bom corte e material e uns sapatos confortáveis mas lisos. 

- Consideras que um fato faz o homem?

JJFF - Ajuda mas não é tudo. A maneira de estar e de o vestir faz o resto! Tantos bons fatos e vestidos de maneira triste ou em tamanhos a cima do que seria próprio.

- Sapatos, com ou sem meias?

JJFF - recomendo a leitura do artigo que fiz em http://www.gentlemans-journal.com/2015/07/usar-sapatos-sem-meias/

- Ténis, sim ou não? E em que situações?

JJFF - Claro, em situações mais "casual". Os americanos vieram estragar os códigos com o “cool” e alguns homens acham que o são por quebrarem códigos mas não é nada disso, reinterpretar os códigos é mais interessante. Portanto não apareçam numa gala de ténis.



- Que tipos de acessórios são permitidos um homem usar?

JJFF - Jóias? anéis, uma pulseira, relógio, botões de punho por exemplo, agora tudo com conta, peso e medida. Nenhum de nós é uma montra de relojoaria. De resto existem imensos acessórios, gravatas, cachecóis, echarpes, luvas etc

- Recentemente lemos algures o seguinte: "... o melhor acessório para complementarem o vosso estilo..é o vosso cheiro", certo que isto é uma tremenda babuseira, mas o que te queríamos perguntar era qual o teu ou os teus perfumes de eleição? 

JJFF - Sou infiel nos perfumes não tenho nenhum como o meu único mas a linha da Byredo é a minha preferida. Em breve, espero escrever algo sobre os perfumes e os homens. Ate para quebrar alguns tabus que os grandes mestres perfumastes estão a fazer na concepção das fragrâncias. Não haver a diferença marcada entre perfumes de homem ou senhora mas consoante o nosso estado de espírito e as nossas memorias olfactivas. Para mim um homem não tem de ser discreto com os seus perfumes...

- Tens um dos melhores projetos dos últimos anos no que diz respeito ao segmento masculino. Já venceste o prémio de blogger do ano pelo canal “E”, e foste convidado para ser o blogger oficial da 3ª edição dos GQ Man Of The Year Awards 2015. Deves ter sempre as orelhas a ferver certo?

JJFF - A inveja é algo muito português, tal como a cópia do que fazes. Depois do gentleman’s apareceram muitas coisas para os cavalheiros :)

- Sentes-te confiante para renovar o titulo de blogger do ano, ou tens noção que nós vamos ganhá-lo?

JJFF - Huau, muita confiança. Não vou renová-lo porque existem imensos projectos válidos para ganhar, mas sinto-me satisfeito pois com dois anos de projeto, ter sido o primeiro a ganhá-lo.