Pages

Lisboa Dance Festival - Novidades

2016 está a chegar e como se diz, ano novo, vida nova. No que diz respeito ao panorama dos festivais de música a mudança é mais que evidente, pela primeira vez Lisboa irá receber um festival de inverno. Nos dias 4 e 5 de março o Lisboa Dance Festival assenta no espaço do LX Factory e traz até nós três conceitos distintos, mas com tanto em comum: Music, Talks e Market. Depois de anunciados nomes como Sven Vath, Isaura e Francis Dale, Slow J, Monster Jinx Showcase com: DarkSunn, Nitronious e Ghost Wavvves, Isac Ace, Dj D-One, Keso Live, Dj Spot, Motor City Drum Ensemble, Moullinex e Xinobi Live, Niagara Live, Blacksea Não Maya, Dj Lilocox & Dj Mabokus, chegam agora algumas novidades. 



A estreia do espetáculo DJ RIDE From Scratch Live com convidados especiais será sem a menor sombra de dúvidas, um dos pontos altos de um festival que promete celebrar toda a diversidade que a cultura da música electrónica nos proporciona. No dia 5 de Março, em palco com DJ Ride estarão Capicua, Dengaz, HMB, Holly, Jimmy P, MGDRV, Stereossauro e Valete para passarem em revista o essencial de From Scratch, sem dúvida um dos mais importantes lançamentos do ano. Entretanto, o cartaz do Lisboa Dance Festival, como de resto o universo, continua em expansão e novos artistas e editoras acabam de ser acrescentados aos dois dias de programação.



A Enchufada, quartel general de Buraka Som Sistema e verdadeiro polo dinamizador de uma nova cultura electrónica portuguesa será representada por uma embaixada de luxo que incluirá, além de Bison & Squareffekt e Rastronaut o grande Dotorado Pro, um dos mais badalados nomes da batida de Lisboa que tem colocado a nossa capital e o mundo a dançar a África do futuro passa definitivamente por Lisboa no próximo dia 4 de Março. A partir de Londres, Photonz e Violet, que representam a guarda avançada da One Eyed Jacks,  têm levado a cabo uma campanha de disseminação do que designam como Portuguese Dance Music. A 5 de março, eles estarão presentes neste showcase que explorará a sua visão singular dos híbridos house e techno de que também se faz a nossa modernidade e onde encaixam na perfeição os trabalhos de Roundhouse Kick, que se apresentará em regime live, e a dupla Márcio e Nuno, que tomarão conta da cabine em modo back to back. Da Extended Records, que partilha igualmente uma ideia avançada e experimental de electrónica, chegará no dia 4 de Março um showcase com espaço para apresentações em formato live de Citizen Kane e Ondness, entre ambientalismos e algo mais, numa atitude sempre exploratória. Um set de Discos Extendes rematará esta presença. A Con+ainer é uma das mais vincadas presenças electrónicas do panorama editorial português, com inúmeras edições entre o house, o techno e algo mais a colecionarem aplausos tanto dentro como fora de portas. Serão representados no dia 4 de Março por Fidélio, Ludovic e Miguel Torga que se apresentará em formato live act. A Labareda é uma etiqueta que tem vindo a arder em fogo lento no underground português, que irá protagonizar o showcase no dia 4 de Março com viagens conduzidas por Sonja e Just Jaeckin. Tanto os djs em causa como a própria Labareda gostam de evitar rótulos e ter uma atitude mais livre em relação à música. Isso traduz-se sobretudo numa abordagem ao lado mais experimental da electrónica, como o que se descobre, por exemplo na edição inaugural da editora dedicada à produção electrónica da China contemporânea. Esperam-se por isso latitudes inusitadas, ritmos enérgicos mas originais, tipologias ainda por inventar. Tudo a arder. Finalmente, há ainda que referir a presença já confirmada da histórica Flow Records, etiqueta associada ao trance que nos últimos anos tem concentrado esforços nos terrenos do house e techno de recorte mais progressivo, sempre com um edge trance a vincar-lhes a diferença. Até ao Lisboa Dance Festival trazem, também a 4 de Março, Duarte, Cardia e Johan, nomes de peso de uma etiqueta que construiu a pulso o seu próprio lugar no universo da electrónica.



Entretanto, para breve, prometem-se mais novidades neste cartaz e avanços na programação Talks com uma série de conferências e debates desenhados para pensar o presente e o futuro da cena electrónica portuguesa. Não se esqueçam que até ao final do ano podem adquirir o passe para este festival por apenas 30€, aproveitem.