Pages

Ginga Beat - De Lisboa para o Mundo

Quem passar por estes dias na Rua do Alecrim, em Lisboa, pode já interrogar-se sobre o destino do número 30D. Uma nova loja? Não! O que está a nascer é um estúdio de rádio, o reflexo material da primeira edição do Red Bull Radio Pop-Up Studio + Bar. Entre 21 e 28 de março, com assinatura Ginga Beat, é apresentada uma montra viva do triângulo lusófono entre Portugal, Brasil e Angola. Com seis horas diárias em direto, a emissão será preenchida com inúmeros convidados, encontros, debates, show cases e misturas ao vivo.


É a partir de um dos mais ativos eixos culturais de Lisboa, entre o Cais do Sodré, o Chiado e o Bairro Alto, que Lisboa se vai mostrar (mais uma vez) ao Mundo. Será assim a primeira edição do Red Bull Radio Pop-Up Studio + Bar, um original estúdio de rádio que nasce num dos eixos culturais mais intensos da Capital. As portas abrem-se já na próxima terça-feira, dia 21 de março, mantendo-se abertas por uma semana (até 28 de março). A partir do número 30D da Rua do Alecrim, uma equipa de hosts especializados em rádio conduz uma emissão diária de seis horas (15h-21h) em direto que promete transformar-se numa montra viva da cultura musical lusófona. A lista de confirmados é longa e variada, incluindo diferentes sons e tendências, de Carlão a Norberto Lobo, passando por Tó Trips, Celeste Mariposa, B-Fachada, Sam the Kid, Beatbombers (DJ Ride e Stereossauro), Slow J, Branko, DJ Satélite, Quim Albergaria (PAUS) ou Batida (entre muitos outros). Ali vão nascer as ondas hertzianas mais vibrantes desta Primavera. 


Este espaço foi criado de raiz, com a sonorização assinada pela marca icónica Genelec. Encontros, debates, show cases, mixes ao vivo, DJ-sets, live acts, artistas e guest speakers dão cor a uma programação que diariamente irá variar um painel de hosts composto por Joaquim Quadros, Maze, Rita Maia, Jorge Caiado e Rui Miguel Abreu. Lisboa vai poder viver os vários momentos do programa na intimidade do estúdio ou do bar. A emissão é uma iniciativa de alcance da Red Bull Radio, que através do programa Ginga Beat coloca Lisboa e a cultura lusófona nos holofotes globais. Um momento que é reforçado, num local secreto da estação de Metro do Cais de Sodré, com o side act “The Club”, uma instalação sonora original que explora a relação entre a arquitetura e a música. Fazendo uma retrospetiva dos últimos 20 anos do techno em Portugal, esta performance decorre apenas no dia 25 (18h-22h) e tem acesso limitado (as entradas são geridas no local).


Durante os dias do Red Bull Radio Pop-Up Studio + Bar, todos os utilizadores da app Uber vão poder ouvir esta emissão especial nas suas deslocações. Além disso, a página oficial RedBull.pt vai publicar vários conteúdos exclusivos ligados à temática da rádio e música lusófonas, um olhar com a assinatura de Vítor Belanciano. Stay tuned.