Pages

O Japonês

No fantástico Ritz Four Seasons Lisboa Hotel, em frente ao seu bar, está um espaço que já conquistou a cidade e que tem muito para nos dar. Falamos d' O Japonês, um recanto de 16 lugares sentados que ganha agora "vida própria" e que nos apresenta uma carta que vai muito além do sushi.



Estrela maior do brunch de domingo do restaurante Varanda, o sushi vê-se agora com maior destaque num dos melhores hotéis do nosso país. Mas não é só esta iguaria que brilha neste novo espaço que vai buscar a sua inspiração à denominação nikkeiNikkei é o nome em japonês para os descendentes de japoneses fora do Japão. Gastronomicamente, nikkei é a união do melhor de dois mundos, duas cozinhas que se abraçam e resultam numa só. António Muniz, discípulo de Takashi Yoshitake no Aya, é um dos poucos sushiman em Portugal e é o responsável por esta carta que casa a cozinha japonesa com a peruana e que conta com a mão do Chef executivo do hotel, o francês Pascal Meynard.


Tuna Nigiri
Com uma oferta vasta, as iguarias podem ser degustadas de duas maneiras. À carta, onde os sushis e sashimis clássicos e genuínos estão lado a lado com as entradas e os pratos principais de inspiração nikkei, sem esquecer as fabulosas sobremesas executadas pelo Chef pasteleiro Fabien Nguyen. Ou num de dois menus: executivo, aos almoços, composto por entrada, 18 peças de sushi e sashimi, uma sobremesa, um refrigerante ou copo de vinho e café; degustação, para um mínimo de duas pessoas e com seis pratos e duas sobremesas para partilhar.

Salada de Lavagante e Espinafres, com Vinaigrette de Yuzu e Trufa
Mas falemos da nossa experiência, que ainda nos está na memória como se tivesse sido ontem. Começámos por provar o gunkan e o nigiri de assinatura. ISE EBI Gunkan, onde o arroz é envolvido por uma leve fatia de pepino e no seu topo, repousa a lagosta envolta em maionese de wasabi; seguido de um Tuna Nigiri, onde o melhor atum, assenta levemente num pequeno pedaço de arroz e é aromatizado por azeite de trufa preta, é quase impossível comer só um. Seguiu-se uma Sopa Miso como nunca antes tínhamos provado, onde o sabor é evidente e facilmente percetível que não é somente um caldo. O repasto continuou com dois dos pratos que mais surpreenderam. A Salada de Lavagante e Espinafres, com Vinaigrette de Yuzu e Trufa e o Ceviche de Dourada, Leite de Coco, Guacamole e Molho Yuzu. Se o primeiro nos deixou maravilhados pela sua simplicidade e tão maravilhoso sabor, o segundo é provavelmente dos melhores ceviches que comemos nos últimos tempos, tal a frescura de boca e o sabor hipnotizante que deixa nas nossas papilas gustativas.      


Sashimi de Salmão com Mostarda Agridoce e Miso
Mas o repasto continuou e não parou de nos surpreender. Sashimi de Salmão com Mostarda Agridoce e Miso, generosas fatias de salmão ligeiramente braseado, assente sobre o molho de mostarda que quase se come à colher, não fosse a refeição consumida por dois pauzinhos; e uma Tempura de Camarão acompanhada por Salada, molho de Yuzu e um leve kick spicy que ajuda a libertar os sentidos e que torna este prato de assinatura numa experiência que se quer repetir. Ainda no peixe, temos de destacar os Filetes de peixe Galo com Vinaigrette de Chilli Shiso e acompanhado de arroz Japonês, onde a goma natural deste absorve o envolvente vinaigrette e o torna ainda mais delicioso. Nas carnes fomos brindados com o Frango Marinado em Dashi de Lima e Molho Satay, acompanhado de Legumes com Gengibre e Saké; terminando a experiência com um Arroz de Camarão e Coentros, Pimentos e molho yellow anticucho.


Arroz de Camarão e Coentros, Pimentos e molho yellow anticucho
Nas sobremesas o difícil é mesmo conseguir escolher uma das três disponíveis, senão vejamos. Temos uns fantásticos gelados Mochi com três sabores distintos, Yuzu, Matcha e Chocolate e onde a grande particularidade é a massa de arroz elástica que envolve os mesmos, parecendo estes uns bombons; Temos também uma Geleia de Frutos Vermelhos com Gelado de Yuzu (este citrino Japonês que é bastante versátil e está presente em vários pratos da carta), para quem gosta de algo fresco mas não propriamente doce; e por último um fabuloso Cheesecake com Gelado de frutos vermelhos e onde se pode avistar técnicas da pastelaria francesa, como é o caso do Brûlée.


Filetes de peixe Galo com Vinaigrette de Chilli Shiso
Segundo Nicolas Bellaton, gerente do hotel, "este espaço vem criar mais uma alternativa de refeição, não só aos clientes de hotel, mas também a toda a cidade, sendo que assim que o tempo melhorar, O Japonês também será servido na esplanada". O restaurante está aberto de terça a sexta, das 12h30 às 15h e das 19h30 às 22h. O valor médio por pessoa varia entre os 37€ ao almoço e os 70€ no menu de degustação. As reservas podem ser feitas para o  213 811 400.