Pages

Vintage Department - A loja onde queremos viver.

Imaginem uma loja de decoração onde tudo é tão bonito, que em vez de termos vontade de comprar a loja toda, temos vontade de nos mudarmos para lá. Pois bem, essa loja existe, chama-se Vintage Department e mudou recentemente de espaço. Novo sítio, o mesmo conceito. Bem, a bom rigor o sitio também é o mesmo, mas em vez de estarem no primeiro piso do Espaço Entretanto no Príncipe Real, agora vieram para o rés-do-chão, com a entrada direta para a Rua da Escola Politécnica.  



Dois anos depois de abrirem a primeira loja em Portugal, Alma e Emily, o casal mentor deste projeto acaba de mudar a Vintage Department para uma área seis vezes superior à que tinham quando abriram portas ao público pela primeira vez. A Vintage Department abandona, assim, o primeiro andar  do Entretanto, passa para o rés-do-chão e introduz novas peças, novos designers mas cumprindo sempre dois critérios fundamentais: primeiro, se eles gostam da peça; segundo se tem potencial para se transformar num objeto único. Todas as peças expostas nos 300m2 da nova loja são escolhidos sem exceção por Alma e Emily e estão diferenciados em quatro categorias diferentes: peças clássicas de designers, produtos vintage que Alma e Emily alteram, items industriais adaptados a espaços decorativos e por fim acessórios de design que eles vão encontrando em viagens. Nas peças clássicas assinadas por designers prestigiados estão, por exemplo, nomes como: Charles Eames, Hans Wegner, Arne Jacobsen, Sigurd Ressell, Hans Agne Jacobsen entre muitos outros, além de peças de design português, como as da fábrica Olaio, de Daciano da Costa ou Martinho Pita. Nos novos designers introduzidos na nova loja estão: Illum Wikkelso, Herbert Hirsche, Morgens Hansen, Omann Junn, Moadson & Schubell, Harvolva Milanda, Johannes, Anderson, Rykken. Nas mesas é comum encontrar livros Taschen, agendas Moleskine e edições Monocle.



Entre as diversas novidades que já vos dissemos, há uma que se destaca, a taxidermia. São inúmeros os animais embalsamados que existem na loja, desde pássaros pequenos a um gigante leão; de referir também as plantas exóticas, tais como diversos tipos de cactos que se encontram à disposição. A preocupação em ter design próprio fabricado em Portugal continua. Pela loja encontram-se peças que foram desenhadas por Alma e Emily, encomendadas a artesãos nacionais, da metalurgia à carpintaria, usando recursos e materiais de todo o país. 



Outra grande aposta é o The Impossible Project, uma iniciativa que retomou a produção de película da Polaroid em 2008, após o fecho da fábrica. É por isso, possível comprar na loja as várias películas Polaroid e câmaras Polaroid originais.