Pages

O Rio continua bonito pra C&%#lho


O Rio continua bonito pra caralho, podia muito bem ser a nova frase escrita na parede espelhada do Rio Maravilha. O gastrobar mais famoso de Lisboa está com a carta renovada mas com o conceito de sempre, a partilha. Escolhem-se bebidas, dividem-se pratos, vivem-se experiências e abraça-se o Tejo com uma das vistas mais desafogadas sobre o mesmo e sobre a zona de Alcântara industrial.



É no alto do último andar da entrada 3 do LX Factory que este restaurante tem as suas portas abertas desde finais de outubro de 2015. Com pouco mais de um ano já conquistou terras além fronteiras, sendo um espaço onde se prima pela partilha, as mesas com turistas a fazerem a sua refeição são uma constante e os sorrisos espalhados nas suas caras é contagiante. Não é um restaurante de comida portuguesa, com certeza, até porque não é propriamente um restaurante. O conceito de gastrobar é uma simbiose perfeita entre a cozinha e o bar, onde pratos são feitos para certos e determinados cocktails e estes são pensados para acompanharem certos e determinados pratos. 



Mudam-se os tempos, muda-se a carta mas mantêm-se a vontade de satisfazer todos aqueles que pretendem experiênciar uma refeição diferente. É na sala que serviu de refeitório aos trabalhadores da antiga fábrica de Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense que nos sentamos à mesa, fazemos o nosso pedido e contemplamos a vista. O Cristo Rei, a Ponte 25 de Abril e o Tejo são os atores principais desta paisagem magnifica. Vista lavada e alma cheia começa a chegar à mesa os pratos que escolhemos. O repasto começa com os tremoços marinados em wasabi, como um pequeno snack. Seguem-se as entradas com um creme de abóbora fumada com cogumelos tostados e carne seca, onde os sabores se fundem na perfeição e um velouté de cenoura amarela com micro legumes, caranguejo de casca mole e fondue de queijo, onde a cremosidade do velouté contrasta de imediato com o crocante dos micro legumes e do caranguejo (que se come na totalidade). Estas são apenas duas das novidades no que diz respeito às entradas. Para acompanhar as mesmas o gin fizz de manjericão e gengibre é a escolha ideal, o seu sabor envolvente e ligeiramente picante é o ideal para acompanhar as entradas.




Nos pratos principais os destaques vão para o fiel amigo, o bacalhau, que é apresentado num bom lombo, ligeiramente frito, com amêndoas laminadas e pó de azeite, sentimos um pouco de Portugal a cada garfada que damos e o azeite em pós dá um ar mais exótico a um prato tão típico. Seguiu-se uma das novas estrelas da casa, um arrojado risotto de beterraba, com Grana Padano de 24 meses de cura e pesto genovês. Dizem que era um prato demasiado doce, mas a receita foi ajustada e transformou-se simplesmente num risotto fenomenalmente guloso. Confessamos que a palavra "partilha" é difícil de aplicar neste prato e só descansamos mesmo quando chega ao fim. Por último, uma presa ibérica no ponto com coulis de manga fumada, chega à mesa para finalizar uma valente refeição. No copo optámos por um rum sour de laranja braseada, mel, alecrim e paprika, onde o surpreendente aroma a sabor fumado faz a ligação com os pratos que escolhemos e o kick spicy da paprika impulsiona ainda mais essa união.



Como nenhuma refeição deve terminar sem que algo doce nos chegue ao palato, o macaron de capuccino com tiramisú, língua de gato e gelatina de marsala é a novidade na parte das sobremesas. Leve e com o q.b. necessário de doçura, é sem dúvida a confirmação (comos se ainda hovessem dúvidas) que o rio além de continuar bonito, continua bom pra caralho. 



Aberto terça das 18h às 02h, de quarta a sábado das 12h30 às 02h e domingo das 12h30 às 18h