Pages

Duplex. Dois andares, duas cartas, um restaurante.

Com as portas abertas desde 2015, o restaurante Duplex, que se situa na Rua Nova do Carvalho, bem junto à Rua Cor de Rosa no Cais do Sodré, está de "cara lavada". A juntar à excelente oferta que sempre teve para jantar, nasce agora na sala debaixo um conceito de refeições práticas onde o ingrediente é o principal protagonista, para se partilhar entre amigos, ou somente para se petiscar algo enquanto se bebe um copo.



"Esta é acima de tudo e para já a grande mudança" afirma Alberto Oliveira, o Chef que acompanha o projeto desde o primeiro dia e que agora é o responsável máximo pelas duas cartas do restaurante. Sim, leram bem, são duas cartas para dois espaços distintos, mas que se unem numa perfeita simbiose de uma cozinha que abraça uma refeição de excelência, mas de um modo prático e divertido. Assim sendo no restaurante do primeiro piso, a oferta passa por uma viagem gastronómica com influências asiáticas, portuguesas, brasileiras ou sul-americanas, dando continuação ao conceito de "comfort food" que já era praticado. Destacamos sem margem de dúvidas o bacalhau com puré de batata vitelotte e creme de coentros, que para além de ser um prato que enche a vista, o lombo de bacalhau é cozinhado a preceito; o risotto de javali com cogumelos e queijo da ilha, que surpreende pela cremosidade do arroz em harmonia com os nacos de javali que mal se precisam de mastigar tal a leveza da carne; e por último o ramen com tofu marinado, por ser uma opção vegetariana mas cheia de sabor. Para terminar em beleza, a proposta passa pelo regresso do duplex de chocolate com avelã, uma sobremesa que surgiu na sua primeira carta e que regressa agora para abraçar este novo momento.



Mas para o Chef Alberto Oliveira, não é só a comida que importa. Nascido em terras de Vera Cruz, foi em Londres que se deu a conhecer no mundo da cozinha, trabalhando em restaurantes estrelados como se de uma linha de montagem se tratasse. Veio a Portugal em modo de visita e rendeu-se por completo ao nosso rectângulo. "O bom dos portugueses é que têm as prioridades no sitio. Para vocês não basta sentar à mesa e comer, o tempo que passam sentados nela a conviver, conversar, rir e beber é algo único e que me felicita. Não há nada melhor que terminar um longo dia de trabalho na cozinha e poder ver os meus clientes felizes e satisfeitos, sabendo que em parte eu pude ajudar nesse momento", afirma o Chef. Posto isto, no piso térreo, onde outrora funcionou o bar-club do Duplex, encontra-se agora um bar-restaurante, com portas abertas para a rua e com um serviço que fará lembrar os “botecos brasileiros”.



Simples e despretensioso é como se pretende que seja o ambiente. É entrar, sentar, escolher e pedir. Sozinho ou acompanhado, para aperitivo antes de subir, ou para uma refeição ligeira. A escolha é vasta e passa por umas suculentas ostras da ria, os já famosos "dim sum" de vegetais, barriga de porco ou camarão; a polenta frita com parmesão e ervas, um snack fantástico para acompanhar uma cerveja bem geladinha ou um bom copo de vinho; os croquetes de carne, que são sempre de bovino mas de diversos cortes do mesmo, da vazia ao lombo e claro, sem esquecer, o rabo; o tártaro onde a estrela é a maravilhosa carne; e o cheeseburguer, um belo hambúrguer, uma boa fatia de queijo, agriões, uma maionese caseira e um pouco de ketchup caseiro, good and simple. Tudo isto pode também ser acompanhado pelos diversos cocktails da carta. 





O Duplex está aberto de segunda a quinta, das 19h às 01h, sendo que há sexta e sábado o encerramento dá-se pelas 03h. Ao domingo está fechado para recarregar as baterias. Podem fazer as vossas reservas para o 915 162 808, isto se quiserem jantar no piso de cima. Se for o caso tentem a vossa sorte e peçam uma das mesas que estão dentro da cozinha. Há uma para duas e outra para quatro pessoas. Pode ser um pouco barulhento, mas é o local perfeito para ver o Chef Alberto e a sua equipa no seu habitat natural. Aproveite também para trocar umas palavras com ele e sentir tal como nós sentimos a paixão que este tem pela cozinha. Bom apetite.