Pages

Vinhos a não perder

Chegámos à Primavera. Daqui para a frente as temperaturas vão subir ligeiramente (tirando os dias de chuva) e como tal desta vez as nossas sugestões recaem sobre os brancos. 


Começamos no Douro, na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, para falarmos do Grainha Reserva Branco 2015. Este Branco apresenta-se com elevada complexidade aromática e excelente acidez crocante. Bom equilíbrio entre o tostado das barricas novas de carvalho francês e húngaro, bem integrado nos aromas primários e tropicais, demonstrando uma boa e delicada estrutura e um final persistente. Com um aroma intenso a frutos de caroço, é muito complexo, atraente e exuberante. Na boca é intenso, mineral, com magnífico equilíbrio entre a acidez granítica, a viscosidade e a estrutura elegante. Profundo. Concentrado, denso, de textura sedosa-firme com o final tenso e muito longo. De um modo resumido, é bom para caraças. Com 14% de volume acompanha na perfeição um bom peixe assado ou carnes brancas.



Diretamente da Companhia das Lezirias para a nossa mesa chega-nos o Tyto alba Sauvignon Blanc 2015. Os vinhos Tyto alba apresentam-se com um perfil único, resultado da singular localização das suas vinhas envolvidas por uma floresta, a sul da região Tejo. “Tyto alba exprime ao máximo o terroir de onde provém e o que gratuitamente a natureza nos oferece” afirma Bernardo Cabral, enólogo da Tyto. De aspeto cristalino e aroma frutado típico da casta a maracujá, ananás e lichias, equilibrado por notas de espargos e buxo; na boca é envolvente, com uma frescura vibrante mineral e de final prolongado. Com 12,5% de volume é uma excelente companhia para ceviches ou sushi.


Regressados ao Douro, apresentamos este Meruge branco 2015 da Lavradores de Feitoria. Todos os vinhos da Lavradores de Feitoria são equilibrados, elegantes e orientados para a boa gastronomia, mas sempre com um cunho do carácter do Douro. O ‘Meruge branco’ tem uma boa complexidade e estrutura, características que lhe conferem potencial de guarda e que advêm da casta (muito cítrica e com acidez), mas também da fermentação e do estágio em madeira. Com uma bonita cor dourado palha, o ‘Meruge branco 2015’ é um vinho fresco, frutado e bastante complexo, com notas de fruta madura e nuances balsâmicas. Na boca, a primeira sensação é fresca, frutada e muito agradável. Com uma boa acidez, é um vinho equilibrado, com notas de fruta madura, tipo marmelo, ligeiro abaunilhado e alguns frutos secos. Muito harmonioso, tem um final saboroso e longo. Promete longevidade.Com um volume de 13,5% é um branco excelente paar boas carnes brancas ou um bom peixe assado no forno.


E porque nem todos os vinhos são para acompanhar as refeições, alguns deles servem de remate final às mesmas, é o caso do Pomares Moscatel Galego da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo. De cor citrina esverdeada, este vinho jovem muito atractivo apresenta um aroma a toranja, lichias, com notas cítricas e frutos tropicais. Na boca é intenso, cremoso, equilibrado pela mineralidade e frescura crocante. Com um volume de 13,7% é o Moscatel ideal para acompanhar as sobremesas, ou servir ele próprio de sobremesa. Para apreciar com muita calma e em boa companhia.