Pages

Bushmills, a destilar desde 1608

Para vos falarmos de Whiskey Irlandês temos de andar 4 séculos para trás no tempo. Foi no longínquo ano de 1608 que na altura o Rei James I, concedeu ao Sir Thomas Philips, proprietário de terras e governador do Condado de Antrim na Irlanda, uma licença para destilar. Começava então o legado da mais antiga destilaria irlandesa em funcionamento, o legado de Bushmills.



Mas só cerca de 180 anos depois, no ano de 1784 é que a a Bushmills, que existia como destilaria na cidade com o mesmo nome, registou-se como empresa. É também nessa data que o alambique (o famoso “Pot Still”), onde Bushmills é destilado torna-se também uma marca registada. É neste alambique que ainda hoje Bushmills é produzido em pequenos lotes. Em 1885 tudo podia ter-se dado a perder, um incêndio devastou por completo a destilaria, mas rapidamente a mesma re-ergueu-se e começou a exportar América e a Ásia, utilizando um navio a vapor, o S.S. Bushmills. Foi nos finais do século XIX, inícios do século XX, que a marca começou a viver os seus anos de ouro, vencendo inúmeros prémios em competições internacionais de bebidas espirituosas, sendo uma delas, a única medalha de ouro atribuída a whiskeys na exposição de Paris em 1889. Atualmente e como homenagem à celebração dos seus 4 séculos de destilaria, o Banco da Irlanda colocou a Old Bushmills Distillery nas suas novas notas. Quem diz que o dinheiro não pode comprar a felicidade?



Mas o que torna na realidade o Bushmills um whiskey tão apreciado? Para começar a sua receita é a mesma desde sempre, logo ai confere a autenticidade do produto. Depois tanto a maceração, fermentação, maturação, mistura e engarrafamento são realizados no mesmo local. Por último todos os produtos Bushmills são triplamente destilados, resultando numa maior suavidade, aromas mais apurados e riqueza única. 



Com um vasto portefólio, onde há lugar para o "Original", o "Black Bush" e três estágios envelhecidos, de 10, 16 e 21 anos, a marca incentiva o consumidor a arriscar em cocktails com o seu Original Blend; a sentir as notas ricas do Black Bush sem gelo, ou ligeiramente diluído numa pedra do mesmo; e inclusive a degustar o seu "Bushmills 10 anos" bem gelado num frigorífico. Sabe-se que os irlandeses são supersticiosos e acreditam vivamente que no fundo do arco-íris existe um pote de ouro, por nós basta existir umas quantas garrafas de Bushmills para ficarmos felizes. Cheers.