Pages

“Chasing Clouds”

Pedro Batista é um artista plástico nascido na década de 80. No entanto, foi no meio da cultura e atmosfera urbana da década de 90, combinado com o facto de ser um skater entusiasta, que Pedro Batista encontrou a liberdade necessária para se exprimir e seguir a arte de forma profissional. Licenciou-se em Lisboa, fez um programa de verão em Nova Iorque, viveu em Berlim, o que contribui para a sua contextualização no panorama internacional. Desde então, Pedro já participou em inúmeras exposições individuais e coletivas em Lisboa, Açores, Dinamarca, e Nova Iorque. Reside e trabalha atualmente em Lisboa.


E é em Lisboa, que no dia 4 de Novembro, pelas 19h00, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Pedro Batista apresenta “Chasing Clouds”, uma exposição que estará patente na Sala do Veado até ao final do mês. O potencial da mente humana é infinito e apenas restringido pelos limites exigentes da realidade. Mas quando lhe é dada liberdade, a mente assume um papel de liderança, sobrepondo-se às barreiras e fronteiras que lhe são conhecidas, revelando universos compreensíveis apenas para ela própria. “Chasing Clouds” é uma ode aos subterfúgios usados pela mente humana, de forma consciente ou inconsciente, quando o seu detentor sente a necessidade de se refugiar, desafiar ou superar.



Partindo da sua própria experiência, Pedro Batista apresenta um conjunto de trabalhos que refletem o que acontece quando o imaginário se sobrepõe à razão criando cenários onde reina a fantasia e o surrealismo. É com estes cenários que “Chasing Clouds” desafia o espectador a encontrar a diferença entre a ilusão e a realidade numa viagem pontuada por utopias, sonhos e delírios, onde o banal não tem lugar e o impossível se torna a norma. Não percam.