Pages

Inkmapping - Quando uma Tatto Ganha Vida

O nosso corpo é uma tela para qualquer tatuador que se preze. Sendo uma tela pode ser considerado um objeto para mostrar arte. Com este pressuposto, a "Desperados" convidou a dupla Oskar&Gaspar, e com a participação dos tatuadores Eduardo Cavellucci e Igor Gama, dois dos mais prestigiados tatuadores ao nível nacional, criaram o primeiro Videomapping do mundo em tatuagens.


Chama-se "inkmapping" e é o novo projecto artístico made in Portugal da Desperados e da dupla de artistas Oskar&Gaspar, onde a técnica de projection mapping é aplicada pela primeira vez em todo o mundo para dar vida a tatuagens. A vida precisa de mais Desperados. Depois de juntar a cerveja ao sabor da tequila, com notas cítricas refrescantes, a Desperados volta a assumir-se perita em combinações inesperadas com mais uma parceria fora da caixa: uma instalação artística em que as tatuagens ganham vida própria num momento em que o corpo humano é a peça base para que a arte aconteça. 


Com o vídeo mapping ou projection mapping, qualquer superfície, mesmo a mais irregular, pode ser transformada numa tela de vídeo dinâmica. São criadas ilusões de ótica e noções de movimento em objetos estáticos. Os jogos de luz destacam as formas e criam noções de movimento. Um trabalho que a Oskar&Gaspar tem vindo a desenvolver nos últimos anos, e que lhes valeu vários prémios nacionais e internacionais. Mas, para além da dupla de artistas – e do guaxinim da Desperados – o projecto conta com mais participações importantes. DJ Ride & Holly marcam o ritmo ao som de "Love Live", música original produzida para um vídeo que conta ainda com várias tatuagens de Eduardo Cavelucci e Igor Gama, dois dos mais prestigiados tatuadores presentes em Portugal, e ainda com a presença especial de Concordia, uma das várias portuguesas que fazem parte do site internacional Suicide Girls, que reúne milhares de visualizações em todo o mundo. O desfecho desta parceria espetacular é para ver, e rever, aqui. E que continuem os desafios, porque a Desperados acredita naqueles que se desafiam, que pensam para lá do convencional, que criam as próprias regras, que surpreendem e gostam de ser surpreendidos.