Depois de este ano o Noori Sushi, ter-se expandido das superfícies comerciais para um quiosque na estrela. Chega a vez de a expansão atravessar fronteiras, e alojar-se na capital do pais vizinho.
A cadeia de fast sushi inicia a internacionalização com a abertura de duas novas lojas, no espaço de um mês, em solo espanhol. “Não só pela proximidade geográfica mas, também, pela falta de oferta que encontrámos em Espanha após diversos estudos de mercado. O mercado espanhol tem diversos restaurantes de sushi, mas nenhuma oferta que seja concorrente do conceito Noori de fast sushi”. É assim que Diogo Sousa Coutinho, que inaugurou o NOORI em 2009, justifica o país escolhido para o primeiro passo na internacionalização. Apesar da familiaridade com Espanha (Diogo passou mais de 10 anos numa escola espanhola), a opção foi tomada não só de forma consciente como estudada. “Acreditamos que, apesar de ser um público diferente e dos ajustes necessários da marca ao mercado espanhol, iremos trazer algo de novo e diferente”, e, acrescenta, Diogo, “aos poucos iremos fazer os ajustes necessários em termos de produto, caso seja necessário, mas iremos avançar com a mesma oferta de produto que em Portugal”.
A expansão teve início com a abertura de um espaço no Mercado de San Ildefonso, em Madrid, a 14 de Setembro, de forma a ser testado o mercado e a obter retorno do novo público. Em Outubro, uma outra loja de rua será aberta no centro da capital madrilena. São 260 mil euros de investimento inicial num espaço que Diogo considera poder ser um bom teste para a introdução do NOORI ao público espanhol. “Queremos conquistar o estômago do público madrileno, tentar perceber as suas escolhas e gostos de forma a podermos crescer no país vizinho da melhor forma”, diz Diogo. Para isso, os produtos existentes nas lojas portugueses irão migrar para Espanha, os nooris, as boxes e as entradas, em primeiro lugar, os menus um mês mais tarde, para a loja de rua, apenas.
O serviço take-away acompanha a ida e é dessa vertente grab and go que se espera maior diferenciação. Em Madrid existem alguns restaurantes de sushi, mas nada diretamente virado para o conceito fast tão característico do NOORI, por isso, a cadeia não enfrenta concorrentes diretos. A consolidação da marca em Portugal, com uma boa expressão, e a confiança dos consumidores garantida facilita a internacionalização. “Sentimo-nos confortáveis e confiantes com a qualidade dos nossos produtos e ingredientes. Somos fieis ao que prometemos – frescura, qualidade e rapidez -, e é nesses pilares que nos vamos basear para conquistar o público espanhol”, defende Diogo. Até ao final de 2016, a cadeia espera ter um total de 21 lojas entre Portugal e Espanha, pela mesma altura, prevê-se que a faturação do NOORI em Espanha ultrapasse a nacional.