Pages

10COTEXAS

Parece que foi ontem, mas já faz 10 anos que Luís Clara Gomes e Bruno Cardoso criaram uma das editoras que mais tem dado que falar no panorama eletrónico e experimental em Portugal. Muitos de vocês devem estar a pensar quem são eles, mas se dissermos que estamos a falar de Moullinex e Xinobi, a conversa muda de figura.


Por muito que soe a lugar-comum, a verdade é que ninguém imaginava que 10 anos depois a Discotexas ainda existisse e muito menos alcançado tudo o que alcançou, como tal à que celebrar esta primeira (de muitas) década. Para comemorar, este ano será uma festa constante e para o primeiro evento 10cotexas em Lisboa, a 12 de maio, no Lux, juntam-se Moullinex, Xinobi e Bufi, todos eles com edições novas em 2017. Moullinex edita o terceiro álbum em Setembro e até lá vai lançando pistas em formato single como "Open House" ou "Love Love Love". Xinobi editou o segundo álbum "On The Quiet", e tem os novos temas "Skateboarding", com a participação de Ian Mackaye (Fugazi/Minor Threat), "Far Away Place" ou "Searching For". Bufi vem do México e faz parte de uma nova vaga de produtores mexicanos a saltar fronteiras. Depois do excelente álbum "Revelación" ter saído com selo Discotexas em 2016, em 2017 é tempo de editar alguns EPs de remisturas.


O programa de festas continuará no Plano B, no Porto, dia 19 e na Companhia, na Covilhã, dia 20. Dia 26 sairá a Colectânea Discotexas que tem já como primeiro single "Family Affair" e será pretexto para uma grande festa com The Discotexas Band, dia 7 de Junho, no Musicbox em Lisboa. 
Vão perder?