Pages

Tapisco - O melhor de dois mundos

Juntar o melhor de dois mundos não é tão simples quanto parece, mas não é de todo impossível. O melhor das tapas espanholas e o melhor do bem petiscar português chegaram recentemente ao Príncipe Real pelas mãos do Chef Henrique Sá Pessoa, trazendo para a mesa um conceito de partilha com os produtos que faltavam à nossa cidade.


fotografia: Nuno Correia

É no número 81, da Rua D. Pedro V, no Príncipe Real, que a porta da antiga Padaria Taboense reabriu agora para o universo do petisco. Logo à entrada, no lado direito, o restaurante tem uma parede de mosaicos pintados pela ilustradora Ana Gil. Quem não sabe ao que vem, fica esclarecido: na imagem há um leque espanhol, um Santo António de talheres em riste e alguns ingredientes bem sugestivos. Não há espaço para dúvidas: Portugal e Espanha estão à espera, à mesa. Lá dentro, há 32 lugares (10 deles ao balcão, perfeitos para espreitar a acção da equipa e a confecção dos pratos), paredes em mármore e candeeiros de cobre sobre as mesas, que criam um ambiente acolhedor, minimalista e confortável.   


fotografia: Nuno Correia
No bar, os Vermutes são o grande destaque. Nordesía e Yzaguirre tomam conta da mesma, nas suas versões blanco, rojo e tinto para o primeiro, e blanco, rojo e reserva rojo para o segundo. Os cocktails de assinatura e clássicos, andam lado a lado com as restantes espirituosas e destilados na sua pura essência. Quanto aos vinhos, há mais de 65 referências, de Portugal e Espanha. Brancos, tintos, espumantes, cavas... A carta é variada, para acompanhar cada opção mediante o gosto de cada cliente.



A carta do restaurante foi criada ao longo de um ano, sem pressas e não deixa dúvidas, a partilha é servida à mesa. O chef Henrique Sá Pessoa e a sous-chef Joana Duarte escolheram, com a equipa, os ingredientes, testaram os produtos, afinaram os sabores e criaram um menu variado, que junta petiscos tradicionais portugueses e tapas espanholas, sabores bem conhecidos e recriados pela mão do chef. O resultado é espantosamente simples, saboroso e familiar. Tapiscos para petiscar, Ovos para aconchegar, Brasas para nos satisfazer, Tachinhos para quando vamos em grupo e Sobremesas para nos saciar. Comecámos com uma tábua de Jamón Ibérico de Bellota, onde as fatias de presunto são cortadas bem finas na máquina de corte "Berkel" exposta na sala e à vista de todos. Presunto de boa cura onde todo o pedacinho tinha o máximo sabor que a peça nos podia dar. Seguimos para os mariscos, onde as Gambas al Ajillo e as Amêijoas à Bulhão Pato nos dá vontade de mergulhar nas frigideiras onde são servidas, de tão boas e suculentas que são. La Bomba de Lisboa é algo que não se explica, tem mesmo de se comer de tão gulosa que é. De destacar também as Saladas de Polvo e Ovas, a Esqueixada de Bacalao e o Choco Frito.

fotografia: Nuno Correia
Seguindo pela carta fora, chegámos aos ovos e optámos por uns Huevos Rotos con Paletilla Ibérica, prato consensual que nos deixou com água na boca para provar a versão com Morcilla Ibérica. O Bacalhau à Brás também é um "must try" da carta. Das brasas, cozinhados num forno "Josper" chegaram à mesa o Lombo de Atum com emulsão de pinhões, atum este que vem diariamente dos Açores; e uma Presa de Porco Ibérico com pimentos padrón irrepreensivelmente bem cozinhada, como já seria de esperar. Difícil de escolher qual dos dois pratos estava melhor, fácil é saber que da próxima vez o Entrecôte e o Bacalhau à Lagareiro com batatinha assada não nos escapam.

fotografia: Nuno Correia
Nos tachinhos (não liguem ao nome, as doses são mesmo generosas) a Paella Negra com sépia y alioli e as Ervilhas com Chouriço de Porco Alentejano e ovo a baixa temperatura enchem-nos as medidas figurativamente. Um prato é Espanha na sua plenitude, outro prato são as memórias das refeições feitas em casa das nossas avós. Para terminar em beleza e com a sugestão da sous-chef Joana Duarte a Crema Catalana e a Mousse de Chocolate Negro com azeite e flor de sal, encaixaram-se naquele pedacinho de estômago que ainda tínhamos disponível.


Aberto todos os dias, das 12h às 24h, o Tapisco é o restaurante ideal para uma refeição sem pressas e em boa companhia. O valor médio da refeição ronda os 30€ por pessoa, já com bebida. Não aceitam reservas, mas se tiverem de esperar um pouco, peçam uma tábua de presunto, uma bebida e acreditem que valerá cada minuto.