Pages

E o vencedor do World Class Portugal 2017 é...

Bem tenham calma, já vos dizemos isso tudo. Ontem, mais uma vez, tivemos a oportunidade de estar presente na final do Diageo Reserve World Class. Esta competição de bartenders pretende transformar a experiência de bebidas de requinte e a cultura do cocktail por todo o mundo. Os finalistas portugueses passaram por três desafios onde tiveram de mostrar todo o seu conhecimento, técnica, criatividade e entretenimento. No final só um levantou a taça e carimbou o passaporte para representar Portugal numa final de nível mundial e que este ano de 2017 acontece na Cidade do México.


O Restaurante Hemingway na Marina de Cascais, foi o sitio escolhido para a grande final onde estiveram presentes para competição Marco Monteiro, do Bom Vivant, em Lagos, Paulo Gomes, do Red Frog Speakeasy, em Lisboa, Carlos Santiago, do The Royal Cocktail Club, no Porto, Alain Branco, do Pistola y Corazón, em Lisboa, Eduardo Marques, do Uptown Cocktail Bar, em Lisboa, e Nelson Matos, do Gusto by Heinz Beck, na Quinta do Lago.


Durante os três desafios os seis melhores bartenders do nosso país competiram entre si. O primeiro desafio contou com um teste de conhecimento com 25 perguntas e uma prova de blind tasting onde os concorrentes tiveram de reconhecer 3 spirits da Diageo Reserve. O segundo desafio levou os bartenders a criar cocktails que pudessem ser apreciados numa “Night Out” (saída à noite). Atrás do balcão ou a servir o seu cocktail à mesa, os bartenders tiveram de criar dois cocktails, um aperitivo e um digestivo, e apresenta-los nestes dois cenários. O terceiro e último desafio, “Fast And Curious”, implicava a criação 6 cocktails em apenas 8 minutos, impressionando o Júri com a sua rapidez, criatividade e elegância, tendo um mínimo de 3 cocktails criados para qualificação nesta prova.


No final o conceituado júri, onde constavam nomes como o de João Rodrigues, Melhor Bartender Português de 2016; José Maria Robertson, Melhor Bartender Português de 2015; Giacomo Giannotti, Melhor Bartender Espanhol de 2014; Borja Cortina, Melhor Bartender Espanhol de 2015 e Paulo Figueiredo, Global Brand Ambassador de Kettle One Vodka; após muita reflexão entregaram o tão desejado galardão de Melhor Bartender Português 2017 a Carlos Santiago do The Royal Cocktail Club, no Porto.


Durante a cerimónia final do World Class Portugal 2017 foram ainda atribuídos os Coaster Awards ao Columbus Cocktail & Wine Bar em Faro, pela melhor equipa de bar; Ao Cinco Lounge em Lisboa, pela melhor carta de bar e pelo bar com melhor trajetória; Ao The Royal Cocktail Club no Porto pela melhor abertura do último ano; Ao Gusto by Heinz Beck na Quinta do Lago, pelo melhor bar de hotel; Ao Bistro 100 Maneiras em Lisboa, pelo melhor bar de restaurante; Ao Red Frog Speakeasy, pela maior projeção internacional e por último a Francisco Guerreiro pela sua carreira.