Pages

Nespresso Gourmet Dinner Experience

O que é bom acaba depressa e a terceira edição da Nespresso Gourmet Weeks já terminou. Foi no Restaurante Alma, de Henrique Sá Pessoa, que decorreu o derradeiro jantar e onde o seu convidado foi o Chef Pasteleiro Graham Hornigold do Hakkasan Group. 

Rita Santana@ClementineThings
Num jantar onde como não poderia deixar de ser o café foi o foco central, os já famosos snacks do Alma foram chegando à mesa. A tapioca com o seu jeito crocante, a água de tomate e pepino com o seu toque fresco e o macaron com o seu sabor salgado abriram as hostes; seguidos de imediato pela tempura negra de pimentos que não há palavras para descrever o bom que é. Gonçalo Patraquim foi o sommelier de serviço e tanto para os snacks, como para a primeira entrada, escolheu um Luis Pato Blanc des Blancs, entrada essa que foi uma vieira curada com mousse de abacate e "leche de tigre" fazendo lembrar um ceviche. Seguiram-se duas entradas para apurar palatos. Primeiro um magistroso carabineiro em caldo do mesmo com alga hijiki e rabanetes, onde o balanço dos aromas e sabores estavam para lá de perfeitos. De comer à colher até à última gota. Depois um salmão com espuma de Exclusive Selection Nepal Lamjung e miso de foie gras; ambas devidamente harmonizadas por um Pasmados 2008 de José Maria da Fonseca.


Seguiram-se os pratos principais. Primeiro o peixe, como manda a regra, e depois a carne. Os espargos envoltos numa emulsão de Exclusive Selection Kilimanjaro Peaberry foram um acompanhamento ideal, mas o pregado foi mesmo o rei do prato. No copo esteve um Ninfa Escolha Sauvignon Blanc 2014. A carne chegou em forma de presa ibérica que Henrique tão bem sabe cozinhar, com um chutney de banana e pickle de cebola e maracujá. Sabores exóticos perfeitamente alinhados num prato que foi um sucesso, mas que mesmo assim não conseguiu superar o pregado. Para harmonizar foi servido um António Saramago Reserva Tinto de 2012, um autêntico matulão. 


Chegou a altura de Graham mostrar toda a sua mestria. Primeiro foi servido uma pré-sobremesa para ajudar a limpar o palato, composta por banana assada, granizado de café e caramelo cítrico. De seguida a derradeira "bomba" no sentido da palavra: um bavaroise de Exclusive Selection Nepal Lamjung com diversas texturas de chocolate amargo. Mais que uma sobremesa, uma obra de arte servida num prato e que já deixa saudades. Para acompanhar um Villa Oeiras - Carcavelos, fresco e não gelado, tal como se deve servir.

Rita Santana@ClementineThings
A terceira edição das Nespresso Gourmet Weeks percorreram oito restaurantes com estrela Michelin, de norte a sul do país, sem ficar de fora a ilha da Madeira, que pela primeira vez foi presenteada com a presença destes jantares que vão muito além de uma simples refeição. Agora que a fasquia foi bastante elevada, resta-nos esperar por 2018 para sabermos o que a Nespresso irá fazer na próxima Nespresso Gourmet Weeks.