Portugal, Peru, Brasil, México e Chile nunca estiveram tão próximos. É já amanhã que os Chefs Elena Reygadas, do Restaurante Rosetta (México); Felipe Bronze, Restaurante ORO (Brasil); Rodolfo Guzman, Restaurante Boragó, (Chile). Jorge Muñoz é peruano, mas vem de Barcelona, do Restaurante Pakta, de Albert Adriá; José Avillez (Belcanto), Ricardo Costa (The Yeat-man), Leonel Pereira (São Gabriel) e o chef anfitrião, Joachim Koerper (Eleven e William) vão estar todos juntos na mesma cozinha a preparar um festim gastronómico.
Para celebrar o facto de Lisboa ser a Capital Ibero-Americana da Cultura, em 2017, o Eleven reúne à mesa, amanhã dia 26 de maio chefs de países como: Brasil, Chile, Peru, México, Espanha e Portugal. Este jantar é um culminar de um conjunto de tendências que tem tomado conta da gastronomia a nível mundial: de um lado, a sedutora comida latino-americana tem atravessado fronteiras para se instalar nas grandes cidades mundiais. Do outro lado Lisboa e Portugal, no mapa dos destinos a visitar em 2017, muito pela sua gastronomia cada vez mais arrojada e reconhecida internacionalmente. Os vários chefs da América Latina viajam até Lisboa para dois jantares, um no dia 25 de maio, privado, para convidados, e um no dia 26, aberto ao público.
O menu degustação no Eleven conta com oito pratos, entre os quais: Lulas Cozinhadas a Frio com Citrinos e Caviar; Cataplana de Lavagante; Costela de Porco, Goiabada Picante e Tutu de Lentilha; Ervas Fresca, Azeite, Gelado de Alecrim, Mole Negro, Amendoim e Tomilho-Limão; entre outros, cada um desenvolvido por um chef, e representa uma viagem por todas estas culturas numa única noite, num só local. O jantar tem inicio às 20h, custa 130€ e inclui harmonização com vinhos da Herdade do Esporão.