Pages

Pesqueiro 25 - O mar dentro de quatro paredes.

43 anos depois da revolução dos cravos, deu-se a revolução da Rua Nova de Carvalho no Cais do Sodré. Uma das ruas mais concorridas da noite lisboeta, passa agora a ter motivos para que seja visitada durante o dia. No primeiro andar do número 15 da "Rua Cor-de-Rosa" e vinda diretamente de São Martinho do Porto, abre a Marisqueira - Pesqueiro 25, trazendo uma lufada de ar fresco e muito sabor a mar à nossa cidade. 



Foi na terça-feira, dia 25 de Abril, que a marisqueira Pesqueiro 25 passou a ter um novo espaço, desta feita em Lisboa. A data não foi escolhida ao acaso: 25 é um número com significado para o empresário e chefe João Diogo Mendes, que em Junho de 2016 abriu as portas da casa-mãe no emblemático cenário de veraneio de São Martinho do Porto, precisamente no número 25 da Rua Cândido dos Reis. Superstição ou não, pelo menos tudo tem um sentido e um fundamento de ser. 
Entremos então. Nascido entre bares e discotecas históricas da nossa cidade, subimos o primeiro andar do novo hotel 262 Authentic Suites e parece que somos transportados para outro local. À entrada uma grande janela, à esquerda um grande espelho na parede, à direita a grande lareira e a histórica parede-mestra que sustenta o passado deste renovado espaço. A decoração é sóbria e assume um papel talhado pela simplicidade da vida marítima, entre objectos e cores que se desdobram entre o branco e o preto e uma mesa recortada de um largo tronco de árvore, ideal para um pequeno grupo.


Fotografia de Jorge Simão
A cozinha está a cargo dos Chefs marisqueiros João Diogo Mendes e César Lourenço, que sabem bem o que fazem. A receita deles é fácil "cozinha simples e sem truques, a frescura e a qualidade do produto falam por si". Menu rico e diferenciador, com uma oferta vasta para todos os gostos. 
Entradas, Sopas, Carnes, Peixes e Mariscos criteriosamente bem selecionados, tão simples quanto isto. Camarão à Guilho, Percebes da Berlenga, Carabineiro grelhado, Bruxas do Mar, Lagostim do Mar, Lagosta, Lavagante, Cavaco, Canilhas, podias passar o resto do testo a enumerar a variedade, mas acho que já perceberam. Tudo isto pode ser pedido individualmente (ao Kg), ou optar por uma das duas opções de Tábua de Marisco; Super Nova ou Super Nova Elite, que de entre as demais propostas, cabem numa excelente selecção de mariscos.


Fotografia de Jorge Simão
A Sopa de Lavagante com Ovas, o Arroz de Marisco (2 pax) e o Arroz de Lavagante (2 pax) são ex-libris da casa. Para seduzir palatos de quem não prescinde de uma carne de altíssima qualidade e cozinhada a preceito, destaque para o Bife do Lombo à Pesqueiro 25 e o Pica-Pau do Lombo, cuja "molhanga" é o "óleo" perfeito para afinar um bom motor, neste caso, o nosso estômago. Ah, quanto à sobremesa a escolha é simples, o Prego do Lombo é o remate final para um repasto cheio de sabor.


Fotografia de Jorge Simão
O Pesqueiro 25 está aberto de todos os dias das 12h às 01h. O valor médio por refeição varia um pouco, mas come-se facilmente por 25€ a 30€ por pessoa. A carta de vinhos também é vasta e a preço justo. 
A sala dispõe de 50 lugares, todos eles bastante concorridos, por isso agarrem nos vossos telefones, marquem o 919 245 438, ou o 916 781 281 e façam a vossa reserva já para amanhã, antes que a sala esteja cheia. 

Bom apetite.