Pages

Nespresso Gourmet Dinner Experience

Continuando a desafiar o conceito de "fine dining" e de experiência gastronómica, foi com um enorme orgulho que voltámos a estar presentes naquele que foi o primeiro jantar das Nespresso Gourmet Weeks de 2017 em Lisboa. O anfitrião foi o Chef estrela Michelin João Rodrigues do restaurante Feitoria do Altis Belém, mas ao contrário do habitual João não teve só um convidado, mas sim 3. Henrique Sá Pessoa do restaurante Alma, Miguel Rocha Vieira do restaurante Fortaleza do Guincho e Michel van der Kroft do restaurante ’t Nonnetje na Holanda, juntaram-se a este deboche gastronómico.


Fotografia de Rita Santana
Marcado para as 20h00 poucos foram aqueles que ligeiramente se atrasaram. A ideia dos Chefs foi proporcionar um serviço único, prato a prato, em que todos fossem servidos ao mesmo tempo sem esperas nem demoras e que funcionou na perfeição. Nos entretantos, foi servido um "welcome drink" no exterior do restaurante Feitoria, onde se pôde degustar alguns cocktails feitos com Nespresso, que se mostraram um excelente aperitivo, devidamente acompanhados por uns "amuse bouche" da autoria do Chef João Rodrigues, onde não escaparam as falsas cerejas de foie gras e as já famosas “ pedras vivas”. Mas passemos para a sala. Devidamente sentados nas mesas, não tardou a que uma Barriga de Atum com Puré de Pastinaca, Sodium e Miso, confeccionada por Henrique Sá Pessoa nos fosse colocada à frente. Previamente havia sido servido o primeiro vinho da noite, um Quinta de Golães verde de 2015, que André Figuinha, o sommelier da casa, escolheu para harmonizar esta entrada. O momento seguinte e em modo de segunda entrada foi proporcionado por Miguel Rocha Vieira e foi um dos pratos mais consensuais da noite. Pombo Royal, texturas de Beterrabas e Exclusive Selection Nepal Lamjung, que deu um toque fantástico a uma carne cozinhada na perfeição. Para este prato André selecionou um Quinta do Valdoeiro Reserva 2010 da Bairrada. Vinho branco mineral a acompanhar um prato que nos soube a “pato”.


Fotografia de Rita Santana
Chegam os pratos principais e a altura de João Rodrigues arregaçar as mangas da jaleca. Acompanhado de um Vallado Reserva 2015 do Douro, o Pregado salteado com creme iodado de Ervilhas, Bivalves, Couve queimada e Espresso Origin Brazil, cumpriu com o seu dever de deixar todos com vontade de repetir. Um preto cujo sabor a mar se sentia em todo o seu aroma e a cada garfada dada. Seguiu-se a Presa de Porco Alentejano cozinhada no ponto certo, acompanhada por um estufado de Tuberas e Espargo branco grelhado, devidamente harmonizado por um VDA Syrah 2012 de Lisboa. A doçura da carne caramelizada no seu exterior e bem “viva” no interior, o sabor a “terra” do estufado de Tuberas e o crocante “fumado” do espargo, fez deste prato uma sinfonia de aromas nas nossas papilas gustativas. 



Refeição que é refeição, não fica completa sem a sobremesa, mas esta sobremesa foi sem dúvida o prato que mais surpreendeu em toda a experiência. Michel van der Kroft salteou um escalope de Foi gras, juntou-lhe o maracujá e diversas estruturas de Exclusive Selection Kilimanjaro Peaberry (café este que também acompanhou a sobremesa). O equilíbrio do “sweet and sour” colocado nesta sobremesa, casaram na perfeição com um Madeira Cossart Gordon 10 Anos Malvasia.


Quatro chefs, quatro estrelas, quatro amigos, um jantar memorável com uma harmonização cinco estrelas. Muitas vezes pensa-se que as harmonizações apenas servem para encarecer toda uma refeição, mas na realidade o perfect pairing serve para tornar a refeição e experiência mais rica. Um desafio superado por uma equipa que apenas peca por não se juntar mais vezes. Hoje há Nespresso Gourmet Weeks pela primeira vez na Madeira, onde o restaurante William liderado pelo Chef Luis Pestana, recebe como convidado o Chef Pedro Lemos. Amanhã termina a terceira edição destas experiências no Alma, onde Henrique Sá Pessoa, desta vez como anfitrião, recebe o Chef Graham Hornigold, um chef pasteleiro que nos promete surpreender com as suas criações, mas depois contamos tudo.