Pages

A Hora do Planeta

E se por uma hora fossemos convidados a desligar as luzes, a desligarmos-nos da tecnologia, a viver a natureza tal como ela é, simples e natural, seriam capazes? E se nessa hora em que não temos luzes, uma hora das 8784h que existem em 2016, pudéssemos assistir a uma espetáculo que junta Carminho e Sara Tavares, duas das melhores vozes femininas em Portugal, ao relento, à luz das velas e ao mesmo tempo estaríamos a ajudar os projetos da WWF em Portugal já ficavam mais convencidos? Sim? Ótimo, sintam-se à vontade e apaguem as luzes.


É já este sábado dia 19 de março, entre as 20h30 e as 21h30 (hora de Portugal Continental) que vamos apagar as luzes e participar no movimento contra as alterações climáticas. Mas não é só em Portugal que se vai dar o apagão. Esta décima edição da Hora do Planeta vai acontecer em todo o Mundo. Em Portugal o evento vai ser oficializado com um concerto em Lisboa, no Parque Eduardo VII, num tom intimista, num cenário pouco iluminado com duas vozes bem conhecidas dos portugueses – Carminho e Sara Tavares. Para participar neste evento os interessados terão que adquirir um passe de acesso, que podem encontrar à venda na FNAC e Bluecticket, com desconto de 10% para associados da Associação Mutualista Montepio. Com valores que variam entre os 12,50€ e os 20€ a partir dos 12 anos de idade, os lucros desta iniciativa revertem a favor dos projectos da WWF em Portugal.


A Hora do Planeta tem crescido e é hoje a maior campanha ambiental do mundo, mobilizando milhares de milhões de pessoas em mais de 7.000 cidades e vilas em 170 países e territórios incluindo Portugal. E que lindo que é não ver as luzes ligadas nos maiores monumentos de Portugal. Sim, são muitas as câmaras e juntas que acedem ao desligar das luzes de marcos como: a Ponte 25 de Abril, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio Nacional da Pena, o Palácio Nacional de Sintra, o Palácio de Monserrate, o Castelo dos Mouros, o Castelo de S. Jorge, o Museu da Eletricidade, as Muralhas de Miranda do Douro, o Castelo de Porto de Mós, o Monumento dos ex-Combatentes do Ultramar de Santa Comba Dão, o Castelo e a Igreja dos Agostinhos em Vila Viçosa, as Muralhas de Serpa, a Ponte de São Roque e a Torre de Menagem em Chaves, a Igreja Matriz do Alvito, e o Mosteiro de S. Dinis em Odivelas, entre muitos outros.


Para saber mais sobre o evento e actividades que vão acontecer na vossa cidade e ainda, como podes usar o teu poder contra as alterações climáticas, cliquem aqui e aqui.