Pages

Pedro Homem de Mello apresenta “Contraluz”

É já no próxima sábado, dia 12 de março pelas 18h, que a Livraria Sá da Costa, situada no número 100 da Rua Garret, em plena baixa Lisboeta, recebe a exposição "Contraluz" de Pedro Homem de Melo. 


Pedro nasceu em Lisboa decorria o ano de 1959. Com 15 anos foi viver para Madrid e aos 16 mudou-se para o Rio de Janeiro onde se licenciou em arquitetura e também onde começou a pintar. Desde então a sua arte já correu os quatro cantos do mundo em diversas exposições, chegando uma vez mais à cidade que o viu nascer.


“Se a principal - senão única - fonte de inspiração do artista tem sido a natureza, a imensa, belíssima e multifacetada riqueza das plantas e das flores, não é menos verdade que na sua pintura o modelo é retratado em suspensão, hierático, como se o movimento, o tempo, se tivessem evadido do espaço pictórico, sugerindo-nos, por vezes, um jardim plantado num planeta desprovido de atmosfera. Essa mesma característica manifestava-se já nas obras mais antigas, quando as paisagens eram emolduradas em ambientes de sabor surrealizante – a exuberância e riqueza cromática das pinturas era enquadrada numa grelha geométrica rigorosa, que funcionava como seu alter ego. A dualidade entre o rigor geométrico conceptual e a espontaneidade do mundo natural são ainda visíveis nas pinturas actuais, apesar da rarefacção de elementos a que estas obras foram sujeitas. Em algumas das obras mais recentes – nomeadamente a série “Ikebana Lusitana” - Pedro Homem de Mello recupera o cromatismo e o lirismo suave da arte popular portuguesa, sobretudo de algumas zonas do Norte de Portugal, imprimindo-lhe uma rigorosa abstracção e síntese geométrica." Por José Sousa Machado.


Patente até dia 2 de abril é possível ver a exposição de segunda a sábado, das 14h30 às 19h30. Não percam.