Pages

Arranca hoje o Lisboa Dance Festival

Depois de meses de espera eis que finalmente chega o dia. Hoje e amanhã todos os caminhos vão dar ao LX Factory, onde decorre a primeira (esperemos que de muitas) edição do Lisboa Dance Festival. Este festival urbano que leva a música eletrónica a um outro nível, fazendo com que seja possível a interação dos festivaleiros em palestras e em workshops é uma lufada de ar fresco não só a Lisboa, como ao panorama nacional deste género musical.


Para terem uma ideia, só hoje é possível assistir a atuações tão distintas como: Rui Miguel Abreu, Rastronaut, Miguel Torga, Vakula e Âme, fora as atuações de "labels" como: Flow, Bloop, Enchufada, Con+ainer, entre outras. Isto tudo espalhado pelos quatro espaços distintos do festival. Das 17h até às 24h podemos também espreitar o mercado, onde estão presentes lojas como Carpet & Snares Records e a Bloop Vinyl Store, dois dos principais polos de distribuição de música eletrónica em formato de vinil; Kambas, o projeto editorial de Fred Ferreria que desenvolveu um conceito particular de pop-up store para levar a melhor música portuguesa a todo o lado; Danceplanet, loja dirigida ao universo dos DJs e produtores que se vai fazer representar por marcas como a Akai ou a Maschine, entre muitas outras; Arturia, que acaba de lançar o MatrixBrute, que deixou o universo da produção em absoluto delírio, um dos expoentes máximo do universo dos teclados estará em exposição no festival. Mas calma, também há bares representados pela Red Bull, Jameson e Beefeater, marcas que já são cada vez mais reconhecidas no meio.


Amanhã a festa continua com as "labels" bem representadas por: Groovement, Monster Jinx, Pluie Noir e outras tantas. De destacar as atuações de Dj Ride Live com convidados, onde o "scratch" e o hip-hop vão reinar; Isaura e Francis Dale que vão proporcionar um momento mágico; Xinobi Live e Moullinex que vão fazer aquilo que tanto gostam e bem sabem; Sven Vath que para muitos é o pai do techno e tem a honra de fechar o festival na maior sala disponível. Não esquecer também de Motor City Drum Ensemble e de Prosumer, mas ai vão ter de escolher o que preferem, pois ambas as atuações coincidem com outros artistas já referidos. Além do mercado que funcionará da mesma forma, também haverá conversas, palestras e masterclasses abertos a todos o festivaleiros, mas com limite de lugares disponíveis.


Conversas: 
"Hip Hop: do underground à força de mercado. A evolução de uma cultura em Portugal", moderado por Rui Miguel Abreu e com Bruno Martins, Fred Ferreira e Darksunn (Monster Jinx) como oradores; "O som das periferias e a Batida de Lisboa", moderado por Vitor Belanciano e com Dj Marfox (Príncipe Discos) e Rastronaut (Enchufada) como oradores; “Vinil, lojas e a realidade do consumo de música electrónica", moderado por Luís Oliveira e com José Moura (Flur), Jorge Caiado (Carpet & Snares, Groovement) e Magazino (Bloop) como oradores; "A propagação do sinal: o papel da rádio no mapa musical português", moderado por Isilda Sanches e com Nuno Reis, Henrique Amaro e Carlos Cardoso (Oxigénio) como oradores.

Palestras:
"Como editar um disco de vinil: passos, questões, dicas práticas", por Bruno Cardoso e Luis Clara Gomes (Discotexas); "Como abrir e gerir uma editora?", por Rui Torrinha (Groovement) e sobre "Direitos para artistas e editoras", por Nuno Saraiva (AMAEI).

Masterclasses:
Scratch e produção, com Dj Ride, e mistura e masterização com Slow J e sintetizadores com Moullinex.

Ahh e não tenham medo dos chuviscos que se prevê que caiam, é que já os nossos avós diziam: Festival molhado é festival abençoado. Até já.